Ponto de Congelamento: Como Calcular (Parte 1)

Um dos posts que gerou maior interação no canal foi o que trata de Curva de Congelamento, e a importância de conhecer o % de água congelada toda a cadeia produtiva.

Entender e adequar a Curva de Congelamento à realidade de cada empresa, contribuirá para que o produto tenha a melhor consistência em toda a cadeia de produção até o consumo. Além de permitir identificar as temperaturas críticas, o que é fundamental para tomadas de decisões e compromissos com a qualidade do produto final.

O primeiro passo para que você possa calcular a Curva de Congelamento é conhecer o Ponto de Congelamento (temperatura em que a água começa a congelar). Se você entender como o cálculo é feito do Ponto de Congelamento é feito, poderá entender e calcular o Índice de Congelamento (a % de água congelada em uma data temperatura). Para não complicar demais, vamos deixar o Índice para outro post, assim como a elaboração da Curva de Congelamento.

O cálculo do ponto de congelamento é faz parte dos parâmetros que devem ser calculados no Balanceamento da Formulação, através de uma planilha do Excell para “automatizar” e dar maior agilidade na análise dos dados.

Quem me conhece sabe que eu sou contra “serviço braçal desnecessário”, ou seja, sou bastante adepta de sistemas e programas que agilizem os cálculos, mas também acredito que devemos entender como estes cálculos são realizados. Sem isto, eventuais erros da “planilha” não será identificados e toda a análise será em uma base não confiável. 

Tentei simplificar ao máximo, resumindo as fórmulas para que você entenda na prática a forma como o cálculo é realizado. Serão dois posts, sendo:

Parte 1: conceito e fórmulas
Parte 2: exemplo / exercício.

Sugiro que você veja as duas partes, pegue papel, caneta (e calculadora) e pratique.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *