Os açúcares adicionados ao Gelado Comestível (GC) representam a maior parte dos Sólidos Totais (ST) e tem papel fundamental em importantes aspectos relacionados a qualidade do produto, como a Curva de Congelamento, Dulçor e a composição do sabor.
Os açúcares mais usados são a sacarose (açúcar comum), Glicose (com diferentes níveis de dextrose equivalente DE), maltodextrinas e açúcar invertido. Mas as fontes de açúcares no GC vão além e incluem a lactose (“açúcar” do leite), frutose (presente nas frutas, polpas e sucos). Embora outros carboidratos sejam adicionados, estes são os grupos mais comuns.
Outro grupo importante são os polióis, usados principalmente nos produtos sem adição de açúcar e por último, mas não menos importantes as fibras solúveis que apresentam um papel cada vez de maior destaque.
Cada um destes produtos é tão importante, e apresenta tantas particularidades, que terá um post dedicado. Assim as diferenças, e as informações base para o balanceamento estarão disponíveis quando iniciarmos esta etapa tão importante.
Outro ponto de extrema importância sobre os açúcares, é a forma de declaração na rotulagem (tabela nutricional) e as mudanças que entraram em vigor com as informações no painel frontal. Este é um assunto que também terá uma atenção especial e exclusiva.
Não quero que você pense que ao dividir os assuntos estou enchendo o feed, seria mais simples postar uma só vez, mas o resumo poderia ser medíocre e eu quero te ajudar a ser um expert. Meu objetivo é trazer mais informações para te dar uma visão mais ampla sobre os assuntos e um pouco mais de base para a “mão na massa”, afinal é fazendo que a gente aprende. Certo?
É claro, não custa lembrar que nos cursos poderemos discutir todos os detalhes que farão diferença na sua visão sobre este assunto.