Vejo com alguma frequência as pessoas confundirem Alergia Alimentar com Intolerância à Lactose. Talvez você também já tenha escutado alguém dizer, equivocadamente, “alergia à lactose”. No caso do leite, o que existe alergia a proteína ou intolerância à lactose.
Também é preciso dizer que o leite não é o único alimento potencialmente alergênico, mais de 170 alimentos já foram descritos como causadores de alergias alimentares, além dos diversos fatores ambientais existentes.
Entretanto, a literatura internacional indica que cerca de 90% dos casos de alergia alimentar são ocasionados por apenas oito alimentos (ovo, leite, peixe, crustáceos, castanhas, amendoim, trigo e soja).
Estimativas internacionais indicam que entre 30 e 50% dos casos de anafilaxia (reação alérgica grave e possivelmente fatal) são causados por alimentos. Em crianças, esses números podem alcançar 80% dos casos.
Ter clareza sobre diferença entre alergia e intolerância é importante para todos, particularmente para quem trabalha com alimentos, temos responsabilidade sobre a saúde de nossos consumidores.
Resumidamente, a Alergia Alimentar está relacionada à proteína enquanto a Intolerância à lactose (que é um carboidrato). No post coloquei uma tabela resumo com as diferenças para fixar melhor. Ah, e Doença Celíaca não é nem alergia nem intolerância, deixei um resumo lá no post também. Entendidas as diferenças, precisamos pensar nos aspectos regulatórios envolvidos, mas isto será assunto para outro post.