Nova Rotulagem Nutricional

Neste post relacionei algumas mudanças que devem ser aplicadas aos rótulos de TODOS os alimentos embalados na ausência do consumidor. Mas não é “só” isto, as mudanças irão além.

Muitas empresas estão trabalhando para adequação há meses, se não for o seu caso, sugiro começar a olhar com atenção.

Minha sugestão é que você faça duas coisas imediatamente:
1. Aprender a nova Legislação. A Viver Sorvete lançará um curso de rotulagem específico para Gelados Comestíveis. O curso será lançado em 19/07/2021, com início em 02/08/2021 e vamos te entregar bem explicado e com os direcionamentos para colocar em prática.
2. Fazer um cronograma reverso de tudo que você precisa fazer para estar adequado à legislação quando ela entrar em vigor.

Eu entendo que este planejamento é tão importante porque ele vai te mostrar os cenários ideais e riscos para a sua empresa, inclusive evitando perdas de embalagens e rótulos que se tornarão obsoletos em outubro/22. Ninguém quer chegar na “virada” da legislação com um estoque cheio de embalagens que não poderá usar.

Outros pontos importantes são que todas as empresas de alimentos estarão neste processo, então imagine a demanda que isto criará para as agências de design, produtores de embalagens e rótulos. Quem se programar tem mais chances de não ter falta de produtos.

Passará a ser necessária a rotulagem frontal indicando quando os produtos são Alto em Açúcar Adicionado e/ou Alto em Gordura Saturada e/ou Alto em Sódio. Então você deverá avaliar seu produto, verificar se algum alerta de “alto” se aplica a ele, e caso positivo, se você manterá o produto no mercado com o alerta ou fará uma reformulação para não precisar usar o alerta.

Tudo isto demanda tempo e trabalho, muito trabalho. Então, não vamos perder tempo.

Vou criar um outro post sobre a Rotulagem Nutricional Frontal expondo os critérios.

Estamos há 15 meses da mudança, com planejamento e ações tudo ficará pronto à tempo.

Tem dúvidas sobre como fazer, não se sente seguro ou não tem tempo ou equipe? Considere contratar um consultor. Se for a Viver Sorvete ótimo, se não for tudo bem também. O importante é que você esteja confortável com tudo que vem por aí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *