Nova Rotulagem Nutricional – Rotulagem Frontal

Já te contei há alguns dias que a Rotulagem Nutricional vai mudar no próximo ano e todos os rótulos de todos os alimentos embalados terão que se adequar.

Há um ponto importante da ultima publicação que eu quero trazer aqui, embora ninguém tenha me questionado (vocês bem que podiam falar mais comigo!!! #ficaadica).

Quero trazer uma informação adicional sobre os prazos de implementação, vamos lá:

a) Outubro / 2022 a nova legislação entrará em vigor, portanto todos os produtos lançados à partir deste ponto devem estar de acordo com a nova legislação.

b) Os produtos que se encontrarem no mercado na data da entrada da norma em vigor terão, ainda, um prazo de adequação de 12 meses. Ou seja, os produtos que iniciarem a produção e venda antes de outubro / 22 terão até outubro/23 para migrarem para a nova regra. As empresas têm um prazo maior para adequação. Mas eu te peço, não deixem para a última hora. Ok?

c) Os produtos fabricados até o final do prazo de adequação poderão ser comercializados até o fim do seu prazo de validade. Isto é um ponto importante para evitar desabastecimento e facilitar a transição.

Outro ponto importante para muitos de vocês é que estas regras de rotulagem se aplicam aos ALIMENTOS EMBALADOS NA AUSÊNCIA DO CONSUMIDOR. Para os Serviços de Alimentação a declaração é opcional.

Veja o que diz a ANVISA: “Para os serviços de alimentação, as informações não precisarão ser declaradas na rotulagem do alimento, sendo facultada a transmissão por outros meios, como forma de reduzir os custos da medida e possibilitar a inovação na transmissão de informações.”

Farei um post explicando a importância de conhecer a composição nutricional do seu produto, que vai além do balanceamento e pode te permitir explorar apelos importantes e atender a desejos do seu consumidor.

Voltando a nova Rotulagem Nutricional, ela compreende: Rotulagem Frontal, Tabela Nutricional e Alegações Nutricionais. Este tema é amplo e farei um post sobre cada um.

Mas este é um assunto tão importante, que temos 10 aulas no curso só para falar disto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *