Minha cunhada tem uma cachorra chamada Paçoca (que eu carinhosamente digo que parece uma mortadela), e ela come tudo que encontra pela frente. Eu sei que como ela, existem muitos outros cães que adoram compartilhar guloseimas com seus donos, incluindo sorvete.
Com o aumento crescente da oferta de sorvetes zero açúcar passamos a ter no mercado cada vez mais produtos com xilitol. E não tem nada de errado nisto, vale frisar. Xilitol funciona muito bem em sorvetes, funciona bem em vários produtos como: balas, vitaminas mastigáveis, enxaguatório bucal, pasta de dente, suplementos dietéticos, sobremesas sem açúcar, entre outros. Eu tenho cachorro em casa e uso xilitol em algumas preparações.
Quero chamar a sua atenção para uma informação que talvez você não saiba, que é a toxidade do xilitol para cães. Este é um assunto sério, se você fizer uma busca no Google com as palavras “xilitol cachorro” encontrará uma infinidade de postagens sobre este assunto. Consultei em 25/06/21, às 14:27 h e foram aproximadamente 46.800 resultados. Hei, não contei, mas estou usando o resultado de pesquisa que aparece na página inicial..rs.
Em 2016 o FDA (Food and Drug Administration) órgão do governo dos Estados Unidos equivalente a ANVISA, publicou um comunicado alertando os proprietários de cães a procurar por atendimento veterinário se desconfiar que seu cão ingeriu xilitol.
No endereço https://www.fda.gov/animal-veterinary/animal-health-literacy/xylitol-and-dogs-deadly-combination você encontra uma publicação do FDA intitulado It’s Dangerous for Dogs (É perigoso para cães).
Aqui cabe mais um clichê “a diferença entre o remédio e o veneno esta na dose”.
Como sempre, quero saber de você: você sabia que xilitol é tóxico para cães?