Nestes últimos dias estamos postando informações sobre Rotulagem de Alimentos Embalados, foco em Gelados Comestíveis. (já já voltamos com os posts sobre tecnologia), e a esta altura você pode se perguntar, mas afinal de contas, quais são as informações obrigatórias?
Neste post trazemos um resumo do que não pode faltar no rótulo correto. Nas imagens você tem um resumo dos dois grupos principais, são eles:
• Informações obrigatórias SEMPRE, independente do Gelado Comestível
• Informações obrigatórias QUANDO APLICÁVEL, consta da rotulagem apenas quando alimento se enquadra no requisito técnico específico.
o Exemplo 1: Alergênico: faz parte da rotulagem quando há um alérgeno presente diretamente ou há risco de contaminação cruzada.
o Exemplo 2: Transgênico: consta da rotulagem quando há uso de um ingrediente de origem transgênica adicionado diretamente ao alimento ou que faça parte de um ingrediente composto.
É importante que você saiba que para cada uma das informações obrigatórias existe a forma correta de avaliar e informar, há legislações que tratam de cada informação/declaração.
Outro ponto que deve ter sua atenção ao elaborar a rotulagem é que o local onde as informações devem estar apresentadas (painel principal, painel secundário) também faz parte das legislações e deve ser seguida. Assim como a tipografia em alguns casos (fonte, tamanho mínimo, etc.)
Por isto o curso tem mais de 40 aulas, estudamos as legislações dos diversos órgãos reguladores e fazemos um resumo de como deve ser aplicado, assim você terá um guia sobre a aplicação e elaboração da rotulagem que não te trará dor de cabeça.
Se você quer saber tudo sobre como elaborar a rotulagem correta para o seu produto. Vem para o curso Rotulagem de Gelados Comestíveis da Viver Sorvete.