Ponto de Congelamento: Como Calcular (Parte 2)

Agora que você conhece as fórmulas usadas para calcular o Ponto de Congelamento de sua calda. Te proponho fazer um exercício simples para fixar o conceito e identificar suas possíveis dúvidas.

Entenda, não sugiro que você faça o cálculo do Ponto de Congelamento de suas formulações “na caneta”, a planilha de balanceamento deve fazer isto por você, tornando o Ponto de Congelamento uma das variáveis automaticamente geradas ao avaliar diversas formulações. Mas entender como o cálculo é feito te permitirá uma visão mais crítica de seu produto e entender melhor o conceito.

Neste exercício eu quero chamar a sua atenção para um ponto muito importante: estamos calculado o PC para uma calda base neutra. A adição de saborizante poderá impactar na formulação de acordo com o produto que você usa. Se você usa sabores artesanais, por exemplo os produtos com uso 20 g/litro dos grandes fabricantes de saborizante, você deverá considerar em média 1,8% mais de sacarose na sua formulação, o que impacta no ponto de congelamento.

No curso que será lançado em Agosto/21, teremos além das teorias muitos exercícios práticos para fixar todos os conceitos, da avaliação dos insumos ao produto final. Você pode escolher fazer, ou não, mas eles estarão lá te esperando para aprender mais e mais.

Agora me conta, você entendeu como o Ponto de Congelamento é calculado? Se ficou com dúvidas, me conta para eu tentar te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *