Emulsificante

Primeira coisa que gostaria de falar é que Sistemas Estabilizantes foi o meu dia a dia por umas 2 décadas. Perdi a conta de quantos sistemas estabilizantes já criei e por quantos corredores de supermercado eu sorri ao ver um produto de sucesso que tinha pelo menos uma fração criada por mim. Uma parte pequena (geralmente 0,5% ou menos) mas que faz tanta diferença.

Ainda hoje, mesmo no meu lar, sempre formulo meus próprios sistemas com as matérias-primas que venho “colecionando” ao longo dos anos. Algumas fórmulas não faria sentido compartilhar pois são insumos bastante exclusivos e quase impossíveis de serem comprados em pequenas quantidades. Mas muita coisa está disponível no mercado, acessível a quem tiver interesse, e eu vou te ensinar a escolher e formular no curso.

Existem empresas que formulam sistemas de excelente qualidade. A nós cabe aprender a avaliar, negociar e escolher o sistema que melhor se adapte às necessidades de cada empresa.

Este assunto será parte de uma série, vou tentar resumir ao máximo 3 postagens com informações que poderão abrir sua mente e despertar um novo olhar.

Neste post fiz um resumo (beeeem resumo) de emulsificante, no próximo falarei de estabilizante e para concluir vou compartilhar mais informações e detalhes sobre o que são os produtos comerciais disponíveis, os chamados estabilizantes industriais, liga neutra, estabilizantes artesanais, melhoradores de textura.

Estes posts serão mais práticos, sem uma abordagem técnica muito aprofundada já que isto precisa de mais tempo.

No futuro o tema poderá ser revisto e falamos sobre a reologia dos fluidos, mas por agora farei uma abordagem mais simples e objetiva.

Se você tem dúvidas, sobre este assunto me conte aqui. Será uma grande felicidade se eu puder te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *