Vitaminas e Minerais estão entre as alegações nutricionais mais usadas por motivos como:
• Existem opções com baixo incremento de custo, principalmente se compararmos à proteínas, por exemplo.
• A diferença de custo aplicado entre as vitaminas é significativa, por exemplo o custo de enriquecimento com Vitamina C é muito menor que o enriquecimento com Biotina. Portanto esteja atento ao escolher um blend de vitaminas alinhado aos seus objetivos.
• Há micronutrientes que têm pequeno ou nenhum impacto em características de sabor, cor, textura, etc. Isto reduz a complexidade de uso.
• Existe um número interessante de empresas/fornecedores com tecnologia e qualidade oferecendo produtos no mercado. Alguns trabalham com baixos volumes, que viabilizam a compra por pequenas indústrias.
• As funções são plenamente reconhecidas pela comunidade científica, órgãos reguladores e consumidores.
• Você não precisa de muita explicação para Vitamina C, por exemplo. Seus benefícios são conhecidos e dispensam muitas apresentações (o que não impede que sejam lembrados).
E estes são apenas alguns dos bons motivos (na minha visão) para o enriquecimento de alimentos com vitaminas e minerais.
Mas, você sabe o que significa quando dizemos que um alimento é FONTE de ……? E quando ele é RICO em…..?
Afinal, quando estas alegações podem ser usadas? Será que é só adicionar e pronto? A resposta está no “resumo amigo” que fiz para você nas imagens.
Se você quer um produto enriquecido na sua linha de produtos, a Viver Sorvete pode te ajudar a encontrar a melhor solução, desenvolver a formulação do seu produto, indicar fornecedores e/ou fazer a rotulagem.