Análise Sensorial – o que é e quando fazer

Análise sensorial é algo que o homem faz desde sempre. Esta nossa habilidade natural foi desenvolvida para nos manter seguros evitando por exemplo o consumo de alimentos estragados.
Um produtor de alimentos que não seja capaz de avaliar os próprios produtos, e dos concorrentes, também corre o risco da extinção.

Um produto de sucesso passa pela avaliação sensorial, necessariamente. De preferência pela avaliação de um painel treinado e de consumidores.


Muitas vezes não tratada com toda a atenção que merece, a análise sensorial é um método que deve ser empregado em todas as etapas do processo. Do recebimento de matérias-primas ao acompanhamento de shelf life do produto final. Em cada etapa considerando os atributos relevantes.
Os atributos devem ser previamente definidos assim como os padrões. Se possível mantendo uma referência.

Com isto, entre outras coisas, você poderá identificar desvios antes que se tornem problemas. Por exemplo, você não precisa perder uma tina saborizada para descobrir que o pó sabor está fora do padrão. Avaliar antes evita dor de cabeça e prejuízos.

Precisa de ajuda na avaliação sensorial de seus produto ou do mercado? Precisa treinar seu time? Nós podemos te ajudar.

Whatsapp: 11998224705 – contato@viversorvete.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *