Gelados Comestíveis

Quando a ANVISA revogou a Portaria 379/1999, ficamos sem uma norma vigente que classifique e defina “oficialmente” os diversos Gelados Comestíveis. Talvez nas próximas revisões, esta questão seja analisada, criando um Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) para a categoria. Mas, isto é assunto para outro post. 

Hoje vamos falar das inúmeras possibilidades de produção de Gelados Comestíveis (GC), e da minha humilde tentativa em agrupar os produtos por características em comum. Definir claramente o tipo de produto a ser produzido é uma das etapas mais importantes de um projeto.

É bastante comum encontrarmos uma classificação reduzida, por exemplo em que os GC são classificados em caseiro, artesanal, industrial. Mas o que esta classificação leva em consideração exatamente? 

Os ingredientes usados? Não necessariamente, já que os mesmos ingredientes (ou da mesma categoria) podem ser usados nos 3 tipos de produtos. 

Falar que o produto artesanal é o único que usa por exemplo frutas e produtos naturais? Mas este produto não poderia ser feito por um equipamento industrial de alta vazão, com ajustes relativamente simples? 

Entendam, que não estou questionando a validade e importância de definir alguns produtos como artesanais, muito pelo contrário. Mas se usar pó sabor, em um equipamento de baixa produção, o que é este produto? Quando é adicionado emulsificante, o produto não deixa de ser um gelato?

Então como melhor classificar os produtos? Não sei. Neste momento só posso fazer uma sugestão inicial e esperar que vocês possam participar e me ajudar a construir um entendimento Viver Sorvete sobre isto.

Nos posts que fazem parte desta publicação foram levantadas algumas características que podem agrupar os produtos. Este é um mecanismo que eu gosto de usar nos meus desenvolvimento porque me dá uma ideia global sobre o produto. 
Todos os produtos listados aqui serão discutidos e detalhados em algum momento desta nossa caminhada.

Sentiu falta de algum produto? Me conta aqui nos comentários para eu atualizar a lista e trazer mais informações para vocês. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *