É importante que o briefing seja registrado, seja em um relatório ou formulário. Eu particularmente gosto de um formulário com as informações fáceis de usar, servindo como um guia para o projeto.
Não existe um formulário padrão, cada empresa pode – e deve – ajustar o material para o que melhor se adapte às suas particularidades. Se tratando de sorvetes, em geral, algumas das informações que devem constar do formulário são:
INFORMAÇÕES GERAIS:
• Produto final:
• Público alvo:
• Líder do projeto:
• Data de lançamento:
• Expectativa de produção:
• Confidencialidade:
CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO:
• Descrição:
• Referência do mercado:
• Custo da calda / kg:
• Embalagem:
• Alegações Desejadas:
• Restrições:
• Regulatório / Rotulagem:
• Informações adicionais:
CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO:
• Adequar aos equipamentos já disponíveis:
• Novos equipamentos:
CARACTERÍSTICAS DE ARMAZENAMENTO / DISTRIBUIÇÃO:
• Local de armazenamento e temperatura:
• Tempo médio que o produto ficará armazenado:
• Distribuição (forma / duração / temperatura)
• Informações Adicionais
EXPOSIÇÃO E CONSUMO:
• Tipo de exposição / venda:
• Temperatura de exposição:
• Temperatura de exposição e consumo são diferentes?
• Forma de consumo:
• Informações adicionais:
AVALIAÇÃO DA SOLICITAÇÃO / DEVOLUTIVA (feita em uma segunda reunião após estudo da solicitação)
• Necessita ajuste:
>Mas não interfere no prazo ou na concepção do produto
• Não pode ser atendido:
> Sugerir alternativa para viabilizar ou mudança de conceito
• Considerações:
Gravarei uma vídeo aula sobre este tema que eu considero fundamental. Vamos fazer alguns exemplos práticos para facilitar o entendimento e aplicação. Aproveite para me enviar suas dúvidas.
Agora eu quero saber, você faz briefing dos projetos da sua empresa ou dos seus clientes?