Recentemente vi um picolé com a alegação de “Zero Trans” no painel frontal. Quando olhei a informação nutricional completa no verso da embalagem vi que o produto não atendia aos requisitos para fazer esta declaração.
Sinceramente não acho que o fabricante usou de má fé, mas a má informação pode trazer muitos problemas.
Por isto, decidi levantar esta questão aqui e deixar um resumo (do resumo) do critério para você avaliar se o seu produto pode ter “Zero Trans” na embalagem, ainda que a quantidade de gordura trans seja ZERO.
Incluir na embalagem (rótulo) apelos que chamem atenção para os aspectos positivos dos produtos é um “argumento de marketing” que não podemos deixar passar despercebido. Se você ainda não fez uma análise de tudo de bom que seu produto tem a oferecer, te convido a fazer isto. Pode me convidar a fazer junto, também.
Mas não podemos colocar o que queremos no rótulo apenas para chamar a atenção, existem regras, critérios que devem ser analisados e seguidos. E estes critérios são importantes para que a concorrência seja justa e o consumidor tenha acesso a informação de qualidade.