Vegano. Sorvetes que Vieram para Ficar

Se engana quem pensa Veganismo é coisa nova. Embora venha ganhando muita força nas últimas duas décadas, o termo existe há quase 80 anos. 

No Brasil, é apontado como tendência há 10 anos, com crescimento importante principalmente nos últimos anos.

A última grande pesquisa divulgada – contratada pela Sociedade Vegetariana Brasileira – foi realizada pelo IBOPE Inteligência em 2018. Esta pesquisa apontou dados importantes para quem ainda tem dúvida sobre incluir alimentos veganos em sua linha de produtos. Entre os dados, destacam-se:

• 55% dos brasileiros consumiriam mais produtos veganos se estivessem indicados na embalagem;
• 14% dos entrevistados se consideravam vegetarianos, ou seja, 29,2 milhões de pessoas. Desses 14%, estima-se que haja entre 5 e 7 milhões de veganos.
> Nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro, esse percentual sobe para 16%
• O número de veganos praticamente dobrou em 6 anos (entre 2012 e 2018) e segue em crescimento.
 
Alimentação vegana aparece em todas as pesquisas de tendência, de todos os órgãos que pesquisam hábitos e preferência do consumidor, em praticamente todas as partes do mundo.

Os Gelados Comestíveis veganos estão cada vez mais presentes no Brasil, tanto como alternativa em empresas tradicionalmente “lácteas” quanto para empresas exclusivamente veganas, embora estas últimas sejam minoria. Os grandes fabricantes aderiram a tendência e estão puxando o lançamento de novos produtos. 

Outro aspecto importante sobre os sorvetes veganos é que eles atendem o público de intolerantes à lactose, sendo uma alternativa interessante para atender dois públicos com um único produto. 

Ainda que Gelados Comestíveis de frutas sejam – em sua maioria – naturalmente veganos, são os similares aos lácteos que atraem a curiosidade e interesse dos consumidores. As alternativas substituição de leite são muitas, dos “leites” vegetais de amêndoas, arroz, coco, castanha de caju às proteínas vegetais (ervilha, arroz, grão de bico, lentilha, etc.). Quando bem balanceadas o resultado é um produto de excelente qualidade sensorial.

Você produz algum produto Vegano? Tem interesse em aprender sobre os insumos e tecnologias?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *