Entende-se por mel o produto alimentício produzido pelas abelhas melíferas, a partir do néctar das flores ou das secreções procedentes de partes vivas das plantas ou de excreções de insetos sugadores de plantas que ficam sobre partes vivas de plantas, que as abelhas recolhem, transformam, combinam com substâncias específicas próprias, armazenam e deixam madurar nos favos da colméia (Instrução Normativa Mapa n° 11, de 20 de outubro de 2000).
Classificação por sua origem:
1. Mel flora: é o mel obtido dos néctares das flores.
a) Mel unifloral ou monoflora : quando o produto procede principalmente da origem de flores de uma mesma família, gênero ou espécie e possua características sensoriais, físico-químicas e microscópicas próprias.
b) Mel multifloral ou poliflora : é o mel obtido a partir de diferentes origens florais.
2. Melato ou Mel de Melato: é o mel obtido principalmente a partir de secreções das partes vivas das plantas ou de excreções de insetos sugadores de plantas que se encontram sobre elas.
Classificação segundo o procedimento de obtenção de mel do favo:
1. Mel escorrido: é o mel obtido por escorrimento dos favos desoperculados, sem larvas.
2. . Mel prensado: é o mel obtido por prensagem dos favos, sem larvas.
3. Mel centrifugado: é o mel obtido por centrifugação dos favos desoperculados, sem larvas.
Classificação segundo sua apresentação e/ou processamento:
1. Mel: é o mel em estado líquido, cristalizado ou parcialmente cristalizado.
2. Mel em favos ou mel em secções: é o mel armazenado pelas abelhas em células operculadas de favos novos, construídos por elas mesmas, que não contenha larvas e comercializado em favos inteiros ou em secções de tais favos.
3. Mel com pedaços de favo: é o mel que contém um ou mais pedaços de favo com mel, isentos de larvas.
4. Mel cristalizado ou granulado: é o mel que sofreu um processo natural de solidificação, como consequência da cristalização dos açúcares.
5. Mel cremoso: é o mel que tem uma estrutura cristalina e fina que pode ter sido submetido a um processo físico, que lhe confira essa estrutura e que o torne fácil de untar.
6. Mel filtrado: é o mel que foi submetido a um processo de filtração, sem alterar o seu valor nutritivo.