Análise Sensorial – O que é e o que pode fazer por sua empresa

Análise sensorial é algo que o homem faz desde sempre, concordam? Esta nossa habilidade natural foi desenvolvida para nos manter seguros evitando por exemplo o consumo de alimentos estragados. 

Um produtor de alimentos que não seja capaz de avaliar os próprios produtos, e dos concorrentes, também corre o risco da extinção. Ok, a piada foi péssima, mas o sentido tá valendo

Um produto de sucesso passa pela avaliação sensorial, necessariamente. De preferência pela avaliação de um painel treinado e de consumidores.

Muitas vezes não tratada com toda a atenção que merece, a análise sensorial é um método que deve ser empregado em todas as etapas do processo. Do recebimento de matérias-primas ao acompanhamento de shelf life do produto final. Em cada etapa considerando os atributos relevantes.

Os atributos devem ser previamente definidos assim como os padrões. Se possível mantendo uma referência. Com isto, entre outras coisas, você poderá identificar desvios antes que se tornem problemas. Por exemplo, você não precisa perder uma tina saborizada para descobrir que o pó sabor está fora do padrão. Avaliar antes poupa dor de cabeça e prejuízos. 

Se formos falar de forma beeeem resumida sobre análise sensorial, vamos pensar em:
Quando deve ser aplicada:
a) Monitoramento da qualidade
b) Validar mudanças de ingredientes e processos
c) Desenvolvimento de novos produtos
d) Adequação da embalagem ao produto

Enfim, deve ser aplicada por toda a empresa: Qualidade, Produção, P&D, Marketing, Comercial, enfim todos os envolvidos com lançamento, monitoramento e aceitação do consumidor.

Meu desejo aqui é chamar sua atenção para este assunto que pode trazer bons resultados para seu produto. 

Análise sensorial é um assunto tão importante, que estamos criando um módulo de curso totalmente dedicado a este tema. Com vídeos aulas, “reuniões” virtuais para tirar dúvidas e exercícios.

E você aplica avaliação sensorial nos seus produtos? Em que momento? Me conta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *