Análise Sensorial – Métodos Aplicados

Agora que fizemos uma breve introdução sobre o que é análise sensorial. Vamos falar sobre os métodos existentes, são eles:

Discriminativos, Descritivos e Afetivos.
1) MÉTODOS DISCRIMINATIVOS: são os métodos mais simples para aplicação e análise dos resultados. São usados para avaliar se duas, ou mais amostras, apresentam diferenças significativas. Entre seus usos mais comuns está a substituição de ingredientes e fornecedores, validações de mudanças de processo e embalagem, além da liberação de lotes na maioria das empresas.

Também podem ser aplicados de forma direcionada para especificar em qual atributo existe diferença. (atributos sensoriais são: aparência, odor, cor, gosto, textura, som.)

Para cada método discriminativo existe uma tabela para avaliação dos resultados. É a comparação dos resultados na tabela que indica se há ou não diferença significativa.

Entre os métodos discriminativos mais usados estão: 
Teste Duo-Trio
Teste de Comparação pareada
Teste Triangular
Teste de Ordenação
Teste de Comparação múltipla ou Teste de Diferença do Controle 
Teste Tetraédrico:

2) MÉTODO DESCRITIVO: descrevem qualitativa e quantitativamente as amostras. Têm como objetivo caracterizar as propriedades sensoriais do produto alimentício. Classificam-se em:
Avaliação de atributos (testes de escala)
Perfil de textura
Perfil de sabor
Análise descritiva quantitativa
Perfil livre
Tempo – Intensidade

3) MÉTODO AFETIVO: são os métodos usados para pesquisa com consumidores, pois não dependem de um treinamento e as habilidades sensoriais previamente avaliadas. São utilizados para medir a aceitação (o quanto gosta ou desgosta) e preferência (comparação direta entre produtos onde deve ser apontado o preferido).

Para melhor resultado é indicado que que os avaliadores sejam consumidores habituais ou potenciais do produto. Outro ponto importante é que um número grande de provadores é necessário, no mínimo 30 para um resultado significativo.
Teste de aceitação
Teste de preferência
Teste de aceitação por escala ideal
Teste de intenção de compra

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