Agora que fizemos uma breve introdução sobre o que é análise sensorial. Vamos falar sobre os métodos existentes, são eles:
Discriminativos, Descritivos e Afetivos.
1) MÉTODOS DISCRIMINATIVOS: são os métodos mais simples para aplicação e análise dos resultados. São usados para avaliar se duas, ou mais amostras, apresentam diferenças significativas. Entre seus usos mais comuns está a substituição de ingredientes e fornecedores, validações de mudanças de processo e embalagem, além da liberação de lotes na maioria das empresas.
Também podem ser aplicados de forma direcionada para especificar em qual atributo existe diferença. (atributos sensoriais são: aparência, odor, cor, gosto, textura, som.)
Para cada método discriminativo existe uma tabela para avaliação dos resultados. É a comparação dos resultados na tabela que indica se há ou não diferença significativa.
Entre os métodos discriminativos mais usados estão:
• Teste Duo-Trio
• Teste de Comparação pareada
• Teste Triangular
• Teste de Ordenação
• Teste de Comparação múltipla ou Teste de Diferença do Controle
• Teste Tetraédrico:
2) MÉTODO DESCRITIVO: descrevem qualitativa e quantitativamente as amostras. Têm como objetivo caracterizar as propriedades sensoriais do produto alimentício. Classificam-se em:
• Avaliação de atributos (testes de escala)
• Perfil de textura
• Perfil de sabor
• Análise descritiva quantitativa
• Perfil livre
• Tempo – Intensidade
3) MÉTODO AFETIVO: são os métodos usados para pesquisa com consumidores, pois não dependem de um treinamento e as habilidades sensoriais previamente avaliadas. São utilizados para medir a aceitação (o quanto gosta ou desgosta) e preferência (comparação direta entre produtos onde deve ser apontado o preferido).
Para melhor resultado é indicado que que os avaliadores sejam consumidores habituais ou potenciais do produto. Outro ponto importante é que um número grande de provadores é necessário, no mínimo 30 para um resultado significativo.
• Teste de aceitação
• Teste de preferência
• Teste de aceitação por escala ideal
• Teste de intenção de compra